É tempo de abrir o coração! De quebrar todas as resistências! Para isso, as principais armas que a santa mãe igreja nos sugere são: oração, jejum e esmola!
A oração alimenta a nossa alma e é o momento em que o próprio Espírito Santo nos mostra o que nos afasta de Deus. É o momento em que nos relacionamos pessoalmente com o próprio Deus.
O jejum nos torna mais fortes, nos faz ver que podemos mais quando temos uma verdadeira motivação. A verdadeira motivação do jejum é de saber nos controlar de algo que julgamos não ser capazes de viver sem. Pois nosso único apego deve ser o próprio cristo ressuscitado que passou pela cruz. Através da penitência , evitamos algo que nos faz pecar.
A esmola está associada à caridade.
"Se um irmão ou uma irmã não tiverem o que vestir e lhes faltar o necessário para a subsistência de cada dia, e alguém dentre vós lhes disser: "Ide em paz, aquecei-vos e saciai-vos", e não lhes der o necessário para a sua manutenção, que proveito haverá nisso? Assim também a fé, se não tiver obras, está completamente morta."
A prática do evangelho nas nossas ações diárias, com aqueles que desconhecem a Cristo ou mesmo que o conhecem porém o ignoram devem ser intensificadas nesse período. A caridade muita gente associa ao simples fato de dar um dinheiro, roupa ou comida e abandonar o necessitado. Isso funciona muitas vezes como uma fuga. Algo como "pronto, cumpri com minha obrigação, agora ele que procure outro". A caridade muitas vezes reside no acompanhamento ao necessitado. Muita oração é necessária para que possamos discernir a real necessidade do necessitado. Mas nem só de fé vive o cristão, mas também de boas práticas cristãs.
A quaresma é o tempo favorável de voltar ao bom Deus que nos criou. É tempo de abraçar o novo, a nova vida que nos espera na ressurreição de Cristo. Mas, para que ressuscitemos, precisamos antes morrer. Eis o tempo favorável, irmãos.!O tempo da quaresma é o tempo da morte! Isso mesmo. É o tempo em que devemos morrer para nós mesmos. Devemos nesse tempo deixar morrer velhos erros, velhas manias, velhos hábitos! É o tempo em que devemos nos revestir do novo!
Tempo de abrir o coração. Tempo de voltar, de recomeçar e não olhar pra trás. Sem medo abandonar-se nas mãos de quem nos criou. Quaresma é tempo de conversão! Tempo de viver o amor e de recomeçar. Vivamos a quaresma tendo em vista a páscoa. Quando enfim o Cristo ressuscitado que passou pela cruz triunfará!
"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome"
Não tenha medo de Jejuar, porque Deus vai te sustentar! Pode parecer que vai doer, mas esse é o melhor caminho! Eis que percebemos que só Deus basta! Converse com Deus sempre na sua preparação para a páscoa! É tempo de conversão!
Shalom
Nenhum comentário:
Postar um comentário